Coworking e home office, concorrentes ou complementares?

Em tempos de quarentena é cada vez mais comum escutar pessoas falando de Coworking e Home Office!

O Coworking, é buscado por profissionais e empresas que buscam as vantagens como:

  • Baixo investimento para ter uma estrutura de escritório profissional
  • Custo mensal baixo, com qualidade nos serviços de internet de alta velocidade por exemplo
  • Flexibilidade
  • Networking
  • Profissionalismo, ao poder ter um endereço comercial para receber suas correspondências, uma secretária para atender as ligações da sua empresa e um ambiente corporativo adequado para realizar suas reuniões com clientes
  • Legalização do seu negócio, pois pode abrir uma empresa contratando o serviço de endereço fiscal

Por outro lado, o home office é para aqueles que trabalham a partir de casa.

Mas… qual a relação entre Coworking e Home Office?

Nossa opinião é que são modalidades de trabalho complementares! Coworking e Home Office não foram feitos para todo mundo! Vai depender bastante do perfil de cada indivíduo!

Vamos ao Home Office primeiro!

1) Nem todo mundo tem estrutura física adequada em casa, para poder trabalhar em home office. E por “estrutura”, entende-se um cômodo da casa, onde você possa montar seu escritório, com o conforto que você precisa para ser produtivo e fazer bem o seu trabalho! Pense nos solteiros que moram num apartamento de um quarto. Você não vai querer passar 24 horas dentro do seu quarto, dormindo e trabalhando. Ou até mesmo casais, com filhos, que moram em apartamento de dois quartos… Enfim, este é um ponto importante: nem todo mundo consegue “montar um home office”!

2) Vamos imaginar que você tem estrutura, você mora numa casa ou num apartamento bem grande! Mas você tem filhos pequenos em casa! Acredite, você vai ter muita dificuldade em conseguir trabalhar! As crianças não nos dão “sossego” (rsrsrs)! Com toda a razão, eles querem atenção todo o tempo, e ficam tão felizes por nos ver em casa, que fazem questão de nos lembrar a toda a hora!

3) Agora vamos imaginar que nenhum dos pontos anteriores são impeditivos para você poder trabalhar em home office. Você simplesmente pode não ter a disciplina de conseguir produzir com a mesma eficiência, simplesmente porque está em casa. Existem pessoas que precisam do ritual de sair de casa e ir para o escritório, seja por causa das distrações externas, ou mesmo porque elas precisam estar fora de casa, no ambiente corporativo!

“Home Office – Tá bom para todo mundo mesmo?

Recentemente, na fan page de Instagram da “Meio & Mensagem” empresa de comunicação, foi publicada uma matéria (clique aqui) sobre uma pesquisa que dizia o seguinte:

Publicitários relatam perda de rendimento e saúde mental durante o home office imposto pelas medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. As informações fazem parte da pesquisa “Home Office – Tá bom para todo mundo mesmo?” realizada pelo publicitário e pesquisador Lucas Schuch. Entre os publicitários consultados, 65% dizem se sentir menos saudáveis mentalmente; 20% se sentem mais saudáveis; e 14% não perceberam alterações em sua saúde mental. Homens relataram sentir mais sentimentos positivos em relação ao home office, enquanto mulheres relataram mais sentimentos negativos – o que pode estar relacionado ao acúmulo de tarefas domésticas. O levantamento ainda analisa o preparo das agências para adotar o home office, produtividade e cobrança.
Coworking e Home Office

E qual é a relação entre o Coworking e Home Office?!

É que o Coworking, pode ser uma opção complementar ao home office, e não uma opção “substituta” como muitos possam pensar!

E relembrando, que existem vários serviços à disposição dentro dos Coworkings:

  • Locação de Sala de Reunião por hora
  • Locação de Escritório Exclusivo por hora ou por mês
  • Endereço Comercial
  • Endereço Fiscal
  • Atendimento telefônico

Ou seja, a pessoa que trabalha em home office, pode trabalhar em casa, e ter o seu endereço profissional ou empresarial e fazer suas reuniões presenciais no Coworking, ou até mesmo, aproveitar para criar rotinas para de vez em quando sair “da bolha” e ir para o ambiente corporativo!

Seja como for, o mundo muda todos os dias, e agora mudou só mais um pouco!

A cada ameaça, existe uma oportunidade, e o Coworking e o Home Office caminham de mãos dadas!